Significados Ocultos na Primavera de Botticelli.

A pintura Primavera ou Alegria da Primavera de Sandro Botticelli (1445-1510) é uma obra mundialmente famosa, até hoje envolvida em muitas controvérsias relacionadas com o seu conteúdo e significado. É uma têmpera sobre madeira que encontra-se na Galeria Uffizi, em Florença, desde 1919.

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Admite-se que a obra foi confeccionada em algum período entre 1477 e 1482, por encomenda de Lorenzo Pierfrancisco de Medici, primo do governante Lorenzo o Magnífico da Toscana.

Classicamente ela é interpretada como uma alegoria mitológica da fertilidade florescente no mundo. A versão mais aceita admite que a inspiração da pintura tenha sido o conto de Ovídio sobre a Primavera.

A interpretação tradicional da pintura aponta para a existência de nove figuras mitológicas, as quais estão numeradas no gráfico abaixo:

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Diagrama Indicativo de personagens e achados

  1. Mercúrio com um bastão afasta as nuvens

2, 3 e 4. Ao lado de Mercúruio aparecem as três Graças, respectivamente: Eufrósina, Talia e Aglaia

5. No centro da imagem está Vênus, deusa da Beleza e do Amor

6. Ao lado de Vênus Flora, a deusa das flores

7. Clóris é a ninfa que foi possuída por Zéfiro e transformou-se em Flora.

8. Zéfiro, o vento primaveril.

9. Acima de todos, paira Cúpido com seu arco e flecha.

Contudo a pintura permite outras interpretações adicionais.

Para muitos a personagem central, Vênus, foi pintada a partir de Simonetta Vespucci, considerada então a mulher mais bela da Toscana e, para muitos, de toda a Renascença.

Quando tinha 15 ou 16 anos de idade Simonetta mudou-se de Gênova e casou-se com Marco Vespucci em Florença. Sua beleza chamou a atenção de todos os homens da cidade e, talvez, tenha sido amante do fidalgo Giuliano de Médici. Simonetta Vespucci parece que se tornou um padrão de beleza a ser imitado pelas demais mulheres de sua época.  Apesar de seu explendor, Simonetta veio a falecer de tuberculose, no ano de 1476, aos 22 anos de idade.

Para muitos, Botticelli devotava a Simonetta um amor platônico, tendo a representado em várias de suas obras, inclusive na famosíssima O Nascimento de Vênus. A admiração de Botticelli por Simonetta pode ter levado o pintor a incorporar em Primavera uma série de simbolismos relacionados à vida da personagem e à sua doença fatal. De fato, nessa pintura, todas as personagens femininas guardam semelhanças entre si, que seriam menções a características físicas de Simonetta. Além disso:

1. Para muitos, o bastão que Mercúrio levanta lembra o bastão de Esculápio, que poderia fazer menção à necessidade de cuidados médicos constantes, ou ao sobrenome da família que o contratou para confeccionar a pintura (Médici=Médico).

2,3,4. As Três Graças, postadas à direita de Vênus, a personagem central, são pálidas, frágeis e   etéreas, o que representava um ideal de beleza, o qual, na realidade, devia-se à doença da   jovem. Além disso, Aglaia (4) mostra faces avermelhadas devido à febre.

6. Do lado esquerdo de Vênus encontramos Flora, com vestido florido, a qual adorna o mundo com flores. Contudo, na interpretação alternativa, as flores de cor negra e vermelha dovestido de Flora representariam episódios de hemoptise, hipótese que ganha força quando observamos flores saindo da boca de Clóris (7).

8. Zéfiro, o vento primaveril do oeste, é pintado em cores escuras e agarra Clóris pela cintura,  podendo ser interpretado como ameaça de morte eminente.

10. Em meio às laranjeiras, sobre a cabeça de Vênus, encontra-se um arco. O Arco de Vênus já foi interpretado como sendo dois olhos mas, na realidade, ele guarda muito mais semelhança com dois pulmões e a silhueta cardíaca. Os órgãos de Simonetta acometidos pela tuberculose e o mantenedor da vida que deixou de existir.

Botticelli pediu para que, quando morto, viesse a ser enterrado na Igreja San Salvatore de Ognissanti, em Florença, aos pés da tumba de Simonetta, o que realmente acabou acontecendo em 1510.

E lá estão ambos até hoje. Isso não é amor?!

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