Sobre Ars Medica Br

A profissão e a prática médica têm sofrido substanciais modificações em tempos recentes, nem todas para melhor. O aumento do conhecimento, a excessiva tecnologização e a superespecialização, têm trazido dificuldades, tanto para a atuação dos profissionais como também para os pacientes conseguirem alívio às suas necessidades. Além disso, influências econômicas, políticas, ideológicas e sociais, também contribuem para deterioração da qualidade da prática médica.

Num cenário de condições desfavoráveis para prática da medicina, os pacientes serão sempre os maiores prejudicados. Entretanto, nessas situações os médicos também perdem muito, justamente naquilo que lhes é mais caro: a dádiva incomparável de poder reduzir a dor dos seres humanos que estão sob seus cuidados.

A luta por melhores condições para prática da medicina envolve atuações distintas dos profissionais, assim como das associações de classe. Este blog é uma iniciativa modesta nesse sentido. Nele são discutidos fundamentos que ainda constituem os alicerces da profissão: nossas origens históricas e tradições, estratégias de comunicação com pacientes, achados de exame físico e assuntos relacionados. Novidades no campo científico e tecnológico também serão abordadas, a partir de uma ótica voltada principalmente à reflexão sobre seus significados.

O blog é escrito por José Baddini Martinez, médico graduado pela Faculdade de Medicina de Sorocaba da PUC-SP e residência médica em Clínica Médica e Pneumologia pela EPM/UNIFESP. Além disso, o autor é Doutor em Pneumologia pela EPM/UNIFESP e Livre Docente em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), tendo realizado pós-doutoramento na Colorado University e University of Pittsburgh. Além de inúmeros artigos científicos e capítulos de livro, o autor é editor do compêndio Semiologia Geral e Especializada. Atua atualmente como docente da Divisão de Pneumologia do Departamento de Clínica Médica da FMRP-USP e seu curriculum Lattes pode ser acessado no link:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793537Z6

As opiniões emitidas pelo autor são de cunho estritamente pessoal e não representam, obrigatoriamente, posições endossadas pelas Instituições em que atua.